Todas as vezes, que passo pelo Largo do Tanque e sempre que posso procuro ficar de frente para o busto de nosso herói Luiz Gama. Penso em quantas pessoas negras conquistaram suas liberdades e garantiram o direito à vida através das lutas capitaneadas por nosso advogado negro. Luiz Gama nasceu livre e foi vendido por seu pai branco, sua tristeza não o fez egoísta. Ao invés de virar as costas para povo negro, aproveitou sua ascensão social para ajudar suas irmãs e seus irmãos. Sua mãe, mulher negra, como diversas mulheres negras de hoje, tivera sua cria subtraída pelo racismo, pela opressão.

De frente para Luiz Gama, lendo trechos de sua produção e de sua história, penso em nossa Cidade do Salvador contemporânea. Vejo que ainda hoje parte do povo negro é tratado como animais destinados ao abate. Como não lembrar da chacina do cabula e diversas outras cenas racistas e genocidas, que acontecem todos os dias em nossa cidade? Recordo nosso poeta José Carlos Limeira, copio suas palavras

 

“Por menos que conte a história,
Não te esqueço meu povo,
Se Palmares não vive mais,
Faremos Palmares de novo”

Façamos Palmares de novo, agora também aqui em nossa Cidade do Salvador. Precisamos construir mandatos negros, plurais e inclusivos na primeira capital do Brasil! Quero na Câmara Municipal do Salvador, seguir os bons exemplos de nosso Luiz Gama, ampliar as redes de afeto e proteção ao povo negro e às minorias de poder. Você está feliz com as cenas de racismo e opressão protagonizadas todos os dias em nossa cidade? Ninguém, independente da cor da pele, da religião ou do pertencimento étnico-racial pode estar feliz com a lógica opressiva instaurada em nossa cidade.

Convido a todos vocês negras, negros, negrxs, todas, todos, todxs que acreditam na necessidade de construir uma alternativa que abrigue as vozes que clamam por igualdade a participarem de nossa caminhada rumo à Câmara Municipal do Salvador. Pretendemos, com sua ajuda, fazer de nosso mandato, como fez Luiz Gama, o escritório da inclusão, o território destinado a elaborar políticas públicas de promoção de igualdade racial, de gênero, de busca de todas as equidades necessárias. Queremos todos os nossos direitos garantidos. Queremos Palmares de novo na de certeza de nossas conquistas de igualdade de oportunidades para todas, todos, todxs.